1 de novembro de 2013

Silvio Dworecki abre seu estúdio para exposição


Pinturas sobre lixa, arte sonora e fotografias inéditas estão reunidas em simultaneArtes


O artista visual Silvio Dworecki expõe em novembro seus mais recentes trabalhos ao lado de duas artistas emergentes, Jean Songg e Mirian Steinberg. Simultaneamente, estão presentes diferentes técnicas como pintura, fotografia e arte sonora, daí simultaneArtes, título da exposição.

Recentemente este “tupinossauro” – como a artista e curadora de arte Giselle Beiguelman se refere à Dworecki – radicalizou nas asperezas dos materiais que utiliza e trocou a tela branca por lixa.  Na exposição, estas pinturas vêm à luz e à público pela primeira vez.

Outro olhar que se revela em simultaneArtes é o de quando Dworecki “se arma de câmera em punho”, como costuma dizer, e sai para ensaios que o “impregnam de outros”.  Ele encontra estes “outros” nos trabalhadores de obras urbanas, nos passantes das estações do metrô ou em estudos acerca da luz. O artista afirma ainda que a luz é seu foco tanto nas pinturas de seus “quadros negros” quanto na fotografia, técnicas que trabalha ao mesmo tempo.

As fotografias permanecem inéditas desde 2010, quando ganharam corpo enquanto tese de Livre Docência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) com a série Paixões, feita de cenas com objetos que surpreendem quando colocados na mesma foto.

As duas expositoras são artistas emergentes que, neste início de carreira, fazem a interlocução de suas produções com as apreciações de Silvio Dworecki.  Jean Songg está em simultaneArtes com pinturas sobre tela e papel. Começou com Dworecki visando o aprimoramento de seu design de joias e agora, depois de um processo duradouro, traz à mostra suas tramas e ideogramas indecifráveis, feitos de gestos e nanquim. Mirian Steinberg, ao mapear territórios da escuta em sua pesquisa com Arte Sonora criou Tell me a Secret !!!!.  Resultam daí suas performances, cujas gravações dinamizam esta exposição.

 

________________________________________________________________________

Silvio Dworecki, artista visual, expôs na Bienal de São Paulo e individualmente na Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte de São Paulo (MASP) dentre outras mostras.
Trinta anos de sua produção artística estão em “Camadas de Tempo”, editado pela Scipione e EDUSP. É Professor Livre Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Como artista-professor, seu método de ensino está no livro “Em busca do traço perdido”, das Editoras Scipione e EDUSP.

Assessoria de Imprensa 
Ana Uwaii (11) 97650 3364
anauwai@gmail.com
informações: assistente@dworecki.com.br


simultaneArtes

Silvio Dworecki   fotografia e pintura
Mirian Steinberg  instalação sonora
Jean Songg   pintura

7 de Novembro às 19h
Aberto ao público  8 a 10 de Novembro das 13 às 18h
Visitas agendadas de 12 de Novembro a 7 de Dezembro através de assistente@dworecki.com.br

 

DWORECKiSTUDIO
assistente@dworecki.com.br

Rua Dr. Albuquerque Lins 1045 ap 61
Higienópolis  São Paulo  SP
CEP 01230 001

 
1 de novembro de 2013

Mais sobre o trabalho de Mirian Steinberg


"Mirian Steinberg, ao mapear territórios da escuta em sua pesquisa com Arte Sonora criou Tell me a Secret !!!!  Resultam daí suas performances, cujas gravações dinamizam esta exposição."

Escuta do Corpo Sonoro

Tell me a secret